5 cuidados e medidas para quem quer comprar uma casa

5 cuidados na hora de comprar um imóvel na planta

Comprar um imóvel na planta traz muitas vantagens e ainda pode gerar valorização do investimento. Mesmo com os reajustes na parcela, de acordo com o Índice Nacional de Construção Civil (INCC), a economia ao adquirir um imóvel antes mesmo de ser construído pode gerar uma economia de 20% a 30% – sendo que na entrega das chaves, essa valorização chega a até 50%.

Mas para acertar em cheio e assinar o contrato com a certeza de que está fazendo um bom negócio, é preciso cuidado. Além de muita pesquisa e estudo, o comprador deve garantir que seu investimento está sendo direcionado a uma empresa de confiança. Conferir a credibilidade da construtora, checar a documentação e visitar regularmente as obras são algumas das recomendações.

Confira agora os 5 principais cuidados que todo comprador deve ter na hora de adquirir um imóvel na planta e conte com os serviços da Mendes Ortega para encontrar o modelo ideal para realizar o seu sonho da casa própria.

1: Planejamento financeiro

Tenha em mente que a compra de um imóvel na planta é um investimento a longo prazo, e um planejamento financeiro se faz obrigatório. Analise qual é o tamanho da prestação que cabe no bolso da família e a real necessidade de moradia. Lembre-se que a localização, metragem e outros diferenciais contam no preço final de um imóvel.

2: Cheque a idoneidade da construtora

Para evitar cair em fraudes, é fundamental optar por empresas com uma boa reputação no mercado. No entanto, vale fazer uma pesquisa do histórico da construtora e reclamações frequentes para evitar futuras dores de cabeça. Procure conversar com pessoas que já fizeram negócio com a empresa e pergunte se houve problemas na entrega, como rachaduras, infiltrações e falta de planejamento arquitetônico.

3: Fique de olho na documentação

Outra forma de evitar golpes é pedir uma cópia do memorial de incorporação da obra – e caso o corretor diga que a construção ainda não possui o documento, não feche negócio. De acordo com a lei 4.591, de 1964, qualquer negociação imobiliária só deve começar após o registro da obra no cartório de imóveis. Ao todo, são 15 documentos – como propriedade do terreno, projeto de construção aprovado pela prefeitura, cálculo exato da área do imóvel e descritivo de materiais de acabamento. Sem o memorial, não haverá garantias de que a sua compra será, de fato, entregue após o tempo previsto.

4: Faça visitas à obra com frequência

A única forma de saber como está o andamento da construção é ver de perto. Afinal, fica mais fácil requerer mudanças no projeto enquanto ele está em fase de construção. Muitas pessoas erram ao não dar importância às visitas, e acabam com uma surpresa desagradável no momento da entrega das chaves.

5: Guarde e oficialize

Para prevenir problemas, vale guardar todos os papéis e registros escritos e entregues por qualquer responsável pela obra. Esses pequenos registros podem se tornar provas, caso haja a necessidade de ir ao tribunal. Outro ponto é não deixar de registrar em cartório o documento que registra o firmamento de compra e venda do imóvel. Com isso, qualquer mudança que a construtora queira fazer no projeto inicial terá que consultar sua autorização.

Agora que você já conhece os principais cuidados necessários para comprar um imóvel na planta, conte com os especialistas da Mendes Ortega e encontre o lugar ideal para viver com conforto e qualidade de vida! Entre em contato agora com um de nossos corretores!

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!