alugar imoveis sem fiador

Maneiras para se alugar imóveis sem fiador

Apresentar um fiador para conseguir alugar um imóvel é a prática mais conhecida pelo mercado, mas nem sempre é fácil.

Quem nunca passou pelo desgaste de tentar achar alguém de confiança e, obviamente, disposto a assumir os riscos financeiros de tornar-se fiador de um imóvel para locação?

Se nos colocarmos no lugar do candidato a fiador será fácil entender a complexidade de sua decisão.

Isso porque, no caso de inadimplência, ele assumirá judicialmente as responsabilidades financeiras do locatário.

Não são poucos os casos de conflitos de relacionamento entre familiares ou amigos que passam por tal constrangimento.

Além disso, são exigidos do fiador que ele seja proprietário de um imóvel, que entrará como garantia fiduciária, e comprove renda mensal superior ao valor da locação.

Ou seja, mais empecilhos para a conclusão de uma locação.

A situação é delicada e burocratiza o processo de locação, tanto para o locatário, que não consegue alugar facilmente o imóvel desejado, quanto para o proprietário, que enfrenta dificuldades para ocupar o seu imóvel e garantir sua renda de aluguel.

O mercado imobiliário oferece, no entanto, outras maneiras para garantir a locação de um imóvel.

Elas funcionam como boas alternativas ao fiador e entre as principais estão: o depósito caução, o título de capitalização e o seguro fiança grátis.

Entenda cada um deles:

Depósito caução

Nessa categoria é exigido do inquilino o depósito de valor equivalente a três meses do aluguel.

Esse valor fica guardado numa caderneta de poupança, podendo ser resgatado ao final do contrato se todas as exigências de conservação do imóvel e adimplência estiverem em dia.

O depósito caução é a segunda opção mais utilizada pelos brasileiros, que enxergam nele uma maneira prática e também rentável pela possibilidade de resgatar o valor aportado devidamente corrigido pelo índice da poupança.

Porém, é necessário considerar que despender de uma somatória de três aluguéis de uma única vez pode pesar no bolso.

Título de capitalização

O inquilino adquire um título de capitalização vinculado ao imóvel de locação.

O custo do título leva em conta o valor do aluguel definido pelo proprietário e do valor caução determinado pela seguradora intermediária.

Assim como o depósito caução, o título de capitalização para locação de imóvel também pode ser resgatado ao término do contrato, obedecendo às cláusulas contratuais estabelecidas.

Essa modalidade tem como vantagem a possibilidade de prêmios comuns ao sistema de capitalização, mediante sorteios.

Mas tem a desvantagem de também ser oneroso e, em caso de rescisão contratual antes do previsto, há uma carência a ser cumprida.

Seguro Fiança grátis

Diante das dificuldades e ônus que as duas alternativas anteriores representam para o inquilino, o mercado imobiliário evoluiu recentemente para uma prática alternativa, é o chamado seguro fiança grátis.

Ao se apresentar como uma alternativa com custo zero para o inquilino, o seguro fiança grátis simplifica o processo de locação de um imóvel, uma necessidade urgente do mercado, especialmente em cenários econômicos desfavoráveis em que a oferta é maior que a demanda.

O seguro fiança grátis é ofertado graças a parcerias de mercado entre a imobiliária e as seguradoras, e cumpre um papel de desburocratizar a locação de um imóvel, sem custo adicional para o inquilino e com as mesmas garantias para o proprietário.

Vantagens para inquilinos e proprietários

Além da gratuidade, outra grande vantagem do seguro fiança grátis para o inquilino é a agilidade.

O processo é feito mediante aprovação de análise de crédito realizada pela seguradora parceira da imobiliária, o que atualmente é muito rápido e descomplicado, e representa um verdadeiro alento para quem busca um novo endereço residencial ou comercial.

Os proprietários de imóveis também têm suas garantias asseguradas com o seguro fiança grátis.

Mesmo em caso de inadimplência por parte do inquilino, o seguro fiança grátis permite que o proprietário receba seu aluguel em dia, estendendo ainda a garantia para pagamento do IPTU e condomínio, se houver.

Outra vantagem é o diferencial competitivo, já que expor seu imóvel em imobiliárias que ofertam essa facilidade para o inquilino, o torna muito mais atrativo para o mercado.

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!